TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO
Eixo de Recursos Naturais
Duração: 6 meses à 18 meses
Carga Horária Total: 1320 horas
Legislação profissional:
– Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968
– Decreto nº 90.922, de 6 de fevereiro de 1985
– Decreto 4.560, de 30 de dezembro de 2002
– Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018
– Portaria do nº 3.156, de 28 de maio de 1987
Modalidade: EaD
Turmas: Bimestrais
Formas educacionais: Subsequente ou Concomitante
*Para maiores de 18 anos
O Técnico em Agronegócio será habilitado para:
- Promover a gestão de negócios e coordenar a cadeia produtiva nas operações de produção, armazenamento, processamento, distribuição e comercialização de produtos e derivados.
- Elaborar, projetar e executar a gestão da cadeia produtiva rural (agrícola, pecuária e agroindustrial).
- Prestar assistência técnica e assessoria ao estudo e ao desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas ou aos trabalhos de vistoria, perícia, arbitramento e consultoria.
- Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção rural.
- Prestar assistência técnica às áreas de crédito rural e agroindustrial.
- Captar e aplicar linhas de crédito compatíveis com a produção rural.
- Elaborar orçamentos, laudos, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.
- Idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio.
- Executar ações para a promoção e gerenciamento de organizações associativas e cooperativistas rurais.
- Programar ações de gestão social e ambiental para a promoção da sustentabilidade da propriedade rural.
- Avaliar custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços.
- Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos agrícolas.
- Executar a gestão econômica e financeira na produção rural.
- Administrar e gerenciar propriedades rurais e agroindustriais.
Para a atuação como Técnico em Agronegócio, são fundamentais:
- Conhecimentos e saberes relacionados à produção agropecuária, ao empreendedorismo, à gestão de negócios.
- Atualização em relação às inovações tecnológicas.
- Cooperação de forma construtiva e colaborativa nos trabalhos em equipe e na tomada de decisões.
- Adoção de senso investigativo, visão sistêmica das atividades e processos, capacidade de comunicação e argumentação, autonomia, proatividade, liderança, respeito às diversidades nos grupos de trabalho, resiliência frente aos problemas, organização, responsabilidade, visão crítica, humanística, ética e consciência em relação ao resultado do trabalho.
Campo de atuação
- Empresas públicas e privadas que atuam na assistência técnica, extensão rural e pesquisa
- Propriedades rurais
- Empresas de consultoria agropecuária
- Empresas de comércio e de representação comercial de produtos agropecuários
- Indústrias de insumos agropecuários
- Indústrias de processamento de produtos de origem animal e vegetal
- Agroindústrias
- Cooperativas e associações rurais
A ENEPE busca desde sua origem, entregar as pessoas cursos condizente com o processo formativo necessário a lhes fornece as competências e habilidades, que garantam a sua empregabilidade e a compreensão do mundo, no papel de cidadão. Assim, buscará de todas as formas, em suas ações de ensino, a mudança de hábitos das pessoas, originando o despertar da busca, por novas formas de realização do trabalho, por novos mecanismos de aprendizagem que oportunizem o crescimento pessoal. Na concepção de epistemologia, objetiva construir conhecimentos, de maneira a possibilitar aos sujeitos, os instrumentos necessários à sua formação de forma autônoma.
Dessa maneira, a metodologia envolve inicialmente a construção pedagógica com seus fundamentos delineados no Projeto Político Pedagógico da Escola e nos Planos de Cursos. A seguir nos sistemas e dispositivos que possibilitem aos alunos realizarem a interface com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, finalmente, na própria metodologia que se concretiza no processo de interação professor-aluno, tutor-aluno, nas interações no ambiente de ensino-aprendizagem.
A metodologia proposta envolve a autonomia dos alunos em seu processo de estudo, estabelecendo a relação destes, com seu ambiente de aprendizagem, que se faz no acesso ao ambiente virtual da plataforma, acessada por login e senha individual. Neste ambiente, o aluno encontrará todos os conteúdos que fazem parte de seu percurso formativo, com os componentes curriculares, com as disciplinas e demais atividades que poderá ler, ouvir, interagir nos fóruns, enviar mensagens e baixar conteúdo, respeitando as Leis de Direitos Autorais.
Nesse ambiente, também se fará as interações professor-aluno, tutor-aluno, a realização de atividades síncronas e assíncronas, nas etapas de estudo. Os conteúdos didáticos, pertencentes a seus cursos, estarão disponibilizados na forma impressa ou digital, vídeoaulas, conteúdos animados, vídeoconferências, entre outros. Cabe destacar, que os materiais didáticos digitais, podem ser impressos pelo aluno em sua forma parcial ou completa dependendo das autorizações concedidas por autores na biblioteca virtual, e serão utilizados como ferramentas no processo de socialização e discussão do conhecimento, nos diferentes mecanismos com a orientação a favorecer o processo de ensino-aprendizagem.
Os encontros presenciais ocorrem na sede da Escola e de seus polos conveniados, é neste momento que se estabelece as análises e discussões, tirar dúvidas a respeito dos conteúdos dos componentes curriculares das disciplinas, da pesquisa e extensão. Os materiais da Biblioteca Virtual em função de requisitos de contratos terão a possibilidade de impressão de parte das obras, mas podem ser armazenados em sua integralidade na biblioteca virtual do aluno.
Na plataforma de aprendizagem, o aluno poderá ler e baixar os conteúdos das aulas, além disso, pode realizar as atividades propostas das disciplinas nos fóruns e no chat tirar dúvidas com professores e tutores. A Plataforma é muito completa e possibilita guardar todos os registros de logins do aluno, acesso ao material, realização de provas, assistir aulas síncronas. O ambiente virtual vai disponibilizar todos os conteúdos digitais, com o compartilhamento de informações, por meio de fóruns de discussão, comunicação tanto síncrona (chat) como assíncrona (mensagem) são conduzidas as atividades didáticas como suporte e avaliação.
Requisitos Para Ingresso
Subsequente: Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.
Concomitante: Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.
Concomitante Intercomplementar (CFE. Res. 365 dezembro 2021 Art. 34): Por meio de parcerias entre instituições de ensino, desenvolvida simultaneamente em distintas instituições de ensino, desde que estejam integradas no PPP/Plano Pedagógico de Curso, no Regimento Escolar e nos planos curriculares, de modo que também sejam consideradas as aprendizagens essenciais da BNCC.
Documentos para Matrícula: Para a matrícula ser efetiva, o aluno deverá enviar os seguintes documentos:
- Cópia do RG e do CPF;
- Comprovante de Residência com data recente;
- Cópia autenticada do Histórico Escolar;
- Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio;