História ENEPE

 

O Ensino a Distância – EAD, no Brasil, surge antes de 1900, por meio propagandas de cursos profissionalizantes através de correspondência, no Estado do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Com a popularização das rádios, esta forma de ensino sofreu um grande avanço e nos anos 80 os educadores chegaram a receber mais de dez mil cartas mensais.

O Ensino a Distância – EAD, no Brasil, surge antes de 1900, por meio propagandas de cursos profissionalizantes através de correspondência, no Estado do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Com a popularização das rádios, esta forma de ensino sofreu um grande avanço e nos anos 80 os educadores chegaram a receber mais de dez mil cartas mensais.

À medida que a sociedade e as tecnologias foram evoluindo, o ensino a distância foi sendo aperfeiçoado. Conforme o Censo de Educação Superior, o Brasil  em 2017 chegou a realizar em torno de um milhão de matrículas no ensino EaD.

Atualmente, com a Pandemia de Pandemia por Covid-19, originada pela contaminação do ser humano pelo vírus SARS Cov-2, o volume de matrículas no ensino a distância aumentou até 50%, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância. A Pandemia trouxe mudanças de hábitos das pessoas, originando a necessidade de novas formas de realização do trabalho e de estudar, tornando o Ensino à Distância ainda mais procurado, ou seja, acarretou a necessidade de aperfeiçoamento e de oferta do EAD no Brasil e mundo.

A Escola Nacional de Ensino Profissionalizante (ENEPE), foi durante muito tempo um projeto de educadores inconformados com a pouca atenção dada aos alunos, por instituições privadas de ensino técnico EAD. Com o contexto de Pandemia por Covid-19, originada pela contaminação do ser humano pelo vírus SARS Cov-2, este projeto sai do papel e a ENEPE ganha vida. A Pandemia determinou uma infinidade de reflexos no comportamento humano no cotidiano da sociedade, originando a necessidade de novas formas de realização do trabalho e, principalmente, nos modos de estudar. Estas mudanças na configuração e nas metodologias de ensino vinham ocorrendo de forma gradativa e com bons resultados, mas o ensino a distância, vinha sendo incorporado pelas instituições sérias mais como uma ferramenta de inclusão do que para capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.

Conduzida pela concepção de educação humanizada e formativa de seus fundadores, os quais possuem larga experiência no ensino e, ainda pela qualificação de seus professores, a Escola oferece cursos na educação profissional técnica de nível médio, por meio da modalidade de EaD. A ENEPE, se insere no contexto educacional cuja trajetória na área lhe confere responsabilidade e confiabilidade na oferta de um ensino de qualidade, vinculada ao histórico de experiências no âmbito da educação. Possui assim, todas as credenciais para a oferta de ensino de qualidade, na formação de pessoas por meio da modalidade à distância.