TÉCNICO EM GERÊNCIA EM SAÚDE
Eixo Ambiente e Saúde
Carga Horária: 1320 horas
Duração: 6 meses à 18 meses
Modalidade: EaD
Turmas: Bimestrais
Formas educacionais: Subsequente ou Concomitante
*Para maiores de 18 anos
Grade Curricular
O Técnico em Gerência em Saúde será habilitado para:
- Apreender os princípios da administração e identificar nela as peculiaridades imputadas pelo campo da gestão do cuidado, reconhecendo, nas ações operacionais, sua dimensão técnica, administrativa e política em defesa da vida humana.
- Contribuir com a elaboração do plano de saúde no âmbito municipal e estadual.
- Contribuir para a concepção da estrutura organizacional e operacional do sistema e dos serviços de saúde.
- Gerenciar serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho.
- Operar os princípios orçamentários e o fluxo do financiamento da saúde.
- Realizar estudos de custos e viabilidade financeira.
- Desenvolver projetos de gestão em saúde.
- Controlar e gerenciar todo sistema de logística, a cadeia de suprimentos, as compras, os estoques e a distribuição de materiais, bem como de hotelaria dos serviços e das unidades de saúde.
- Fiscalizar a execução de contratos e serviços de terceiros.
- Aplicar a normatização relacionada a produtos, processos, ambiente e serviços de saúde.
- Operar e controlar os sistemas de transportes, farmácia, segurança, protocolo, arquivo, recepção, zeladoria predial e de manutenção.
- Executar processos administrativos, como também de auditoria e fiscalização, com o objetivo de garantir a lisura e a transparência das ações dos serviços e do sistema de saúde.
- Reconhecer os diferentes modelos de atenção à saúde e à organização da prestação do cuidado na forma de redes de atenção à saúde.
- Apoiar o planejamento, o controle, a avaliação e a implementação de programas de saúde.
- Conhecer a área da segurança e saúde no trabalho, assumindo postura de promoção e proteção da saúde individual e coletiva no ambiente de trabalho.
- Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde.
- Utilizar os recursos de tecnologia da informação, reconhecendo-se como partícipe do processo e usuário do meio informacional.
- Empregar métodos para coleta, análise e processamento de dados epidemiológicos, com uso dos sistemas de informações em saúde para o conhecimento dos determinantes e das condições de ocorrências de doenças e agravos à saúde das populações humanas.
- Utilizar os recursos da epidemiologia no planejamento, no acompanhamento e na avaliação das ações desenvolvidas nos serviços de saúde.
- Compreender a vigilância em saúde como principal estratégia operacional para organização e execução das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde da população no território.
- Compreender os objetivos da área de gestão de pessoas nas organizações, contribuindo para a melhoria do ambiente organizacional com a aplicação das técnicas de recrutamento, seleção, desenvolvimento e avaliação de pessoas.
- Executar procedimentos relativos ao faturamento de serviços de saúde.
Para a atuação como Técnico em Gerência em Saúde, são fundamentais:
- Conhecimento das políticas públicas de saúde e compreensão de atuação profissional frente às diretrizes, aos princípios e à estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Conhecimentos e saberes relacionados aos princípios das técnicas aplicadas na área, sempre pautados numa postura humana e na ética do cuidado.
- Atuação conforme os limites e princípios do direito constitucional.
- Organização e responsabilidade.
- Disponibilidade e iniciativa, humanização da assistência e o foco no cidadão/paciente.
- Resolução de situações-problemas, gestão de conflitos, trabalho em equipe de forma colaborativa, comunicação e ética profissional.
- Atualização e aperfeiçoamento profissional por meio da educação continuada.
Possibilidades de qualificação profissional com certificações intermediárias, no curso técnico, considerando ocupações previstas na CBO:
- Recepcionista em Serviços de Saúde
- Auxiliar Administrativo
Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica (pós-técnico):
- Especialização Técnica em Gestão Hospitalar
- Especialização Técnica em Recursos Humanos em Saúde
- Especialização Técnica em Saúde Pública
Locais e ambientes de trabalho:
- Agências reguladoras de serviços de saúde
- Central de gestão em saúde
- Centro de assistência obstétrica e neonatal normal
- Centro de saúde
- Centro de vacinação
- Hospitais, clínicas e policlínicas
- Empresas seguradoras de medicina de grupo, de autogestão ou similares que atuam no âmbito do sistema de saúde, seja no setor público, privado e/ou filantrópico
- Laboratórios de saúde pública
- Pronto atendimento
- Secretaria de saúde
- Serviços de vigilância em saúde
- Unidade de apoio diagnóstico
- Unidade de atenção hematológica e/ou hemoterápica
- Unidade de atenção psicossocial
- Unidade de reabilitação
- Unidades Básicas de Saúde
A ENEPE busca desde sua origem, entregar as pessoas cursos condizente com o processo formativo necessário a lhes fornece as competências e habilidades, que garantam a sua empregabilidade e a compreensão do mundo, no papel de cidadão. Assim, buscará de todas as formas, em suas ações de ensino, a mudança de hábitos das pessoas, originando o despertar da busca, por novas formas de realização do trabalho, por novos mecanismos de aprendizagem que oportunizem o crescimento pessoal. Na concepção de epistemologia, objetiva construir conhecimentos, de maneira a possibilitar aos sujeitos, os instrumentos necessários à sua formação de forma autônoma.
Dessa maneira, a metodologia envolve inicialmente a construção pedagógica com seus fundamentos delineados no Projeto Político Pedagógico da Escola e nos Planos de Cursos. A seguir nos sistemas e dispositivos que possibilitem aos alunos realizarem a interface com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, finalmente, na própria metodologia que se concretiza no processo de interação professor-aluno, tutor-aluno, nas interações no ambiente de ensino-aprendizagem.
A metodologia proposta envolve a autonomia dos alunos em seu processo de estudo, estabelecendo a relação destes, com seu ambiente de aprendizagem, que se faz no acesso ao ambiente virtual da plataforma, acessada por login e senha individual. Neste ambiente, o aluno encontrará todos os conteúdos que fazem parte de seu percurso formativo, com os componentes curriculares, com as disciplinas e demais atividades que poderá ler, ouvir, interagir nos fóruns, enviar mensagens e baixar conteúdo, respeitando as Leis de Direitos Autorais.
Nesse ambiente, também se fará as interações professor-aluno, tutor-aluno, a realização de atividades síncronas e assíncronas, nas etapas de estudo. Os conteúdos didáticos, pertencentes a seus cursos, estarão disponibilizados na forma impressa ou digital, vídeoaulas, conteúdos animados, vídeoconferências, entre outros. Cabe destacar, que os materiais didáticos digitais, podem ser impressos pelo aluno em sua forma parcial ou completa dependendo das autorizações concedidas por autores na biblioteca virtual, e serão utilizados como ferramentas no processo de socialização e discussão do conhecimento, nos diferentes mecanismos com a orientação a favorecer o processo de ensino-aprendizagem.
Os encontros presenciais ocorrem na sede da Escola e de seus polos conveniados, é neste momento que se estabelece as análises e discussões, tirar dúvidas a respeito dos conteúdos dos componentes curriculares das disciplinas, da pesquisa e extensão. Os materiais da Biblioteca Virtual em função de requisitos de contratos terão a possibilidade de impressão de parte das obras, mas podem ser armazenados em sua integralidade na biblioteca virtual do aluno.
Na plataforma de aprendizagem, o aluno poderá ler e baixar os conteúdos das aulas, além disso, pode realizar as atividades propostas das disciplinas nos fóruns e no chat tirar dúvidas com professores e tutores. A Plataforma é muito completa e possibilita guardar todos os registros de logins do aluno, acesso ao material, realização de provas, assistir aulas síncronas. O ambiente virtual vai disponibilizar todos os conteúdos digitais, com o compartilhamento de informações, por meio de fóruns de discussão, comunicação tanto síncrona (chat) como assíncrona (mensagem) são conduzidas as atividades didáticas como suporte e avaliação.
Requisitos Para Ingresso
Subsequente: Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.
Concomitante: Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.
Concomitante Intercomplementar (CFE. Res. 365 dezembro 2021 Art. 34): Por meio de parcerias entre instituições de ensino, desenvolvida simultaneamente em distintas instituições de ensino, desde que estejam integradas no PPP/Plano Pedagógico de Curso, no Regimento Escolar e nos planos curriculares, de modo que também sejam consideradas as aprendizagens essenciais da BNCC.
Documentos para Matrícula: Para a matrícula ser efetiva, o aluno deverá enviar os seguintes documentos:
- Cópia do RG e do CPF;
- Comprovante de Residência com data recente;
- Cópia autenticada do Histórico Escolar;
- Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio;