Enepe

Compartilhe

Estatistica

Ver quantos acessos teve os artigos
890116

Login

1 - Introdução e Conceitos às Redes de Computadores

 Conceito de rede.

Uma Rede é um conjunto de recursos de hardwares e softwares interligados para prover a comunicação entre máquinas digitais com propósitos de compartilhamento de recursos. Estas redes formam a base do que chamamos de Sistemas de Informação e Comunicação e TI, que são estruturas organizadas e administradas com políticas das áreas de telecomunicações e informática. Os profissionais de redes são especialistas em informática, comunicação de dados e telecomunicações. Na verdade, todos os profissionais ligados à área de informática, como programadores e desenvolvedores de produtos e serviços afins, devem ter noções de redes.
Na prática, conhecemos três tipos de redes, de acordo com sua cobertura geográfica: Redes Locais (LANs), Redes Metropolitanas (MANs) e Redes de Longas Distâncias (WANs), provendo o suporte para Redes Corporativas, Redes Públicas de comunicação de dados, Internets e Intranets.
A figura 1 mostra um sistema de comunicação, utilizando LANs e WANs, conectando computadores.

Figura 1 Rede de Computadores

 

Topologias de redes.
A topologia de uma rede de computadores refere-se à forma como os seus componentes estão organizados em relação aos meios físicos de comunicação. As ligações físicas podem ser de dois tipos: ligações ponto-a-ponto ou ligações multiponto.
Outro aspecto importante em relação ao estudo das topologias das redes é o problema do acesso ao meio físico, ou seja, o compartilhamento e a ocupação do meio de transmissão pelos equipamentos. Neste caso podemos ter topologias de redes com acesso ponto-a-ponto e topologias com acesso múltiplo, neste último, existe a facilidade de qualquer máquina se comunicar com qualquer outra dentro da rede sem depender de ninguém. Na figura 2 vemos as topologias de redes ponto-a-ponto: Estrela, Anel, Árvore, Completa e Mista e as topologias de redes com acesso múltiplo mais comuns: Barramento e o Anel.

Figura 2- Exemplos de topologias