O que é linguagem de programação PHP

O que é linguagem de programação phpPHP é uma sigla recursiva que significa PHP HyperText Preprocessor. O PHP é uma linguagem de código-fonte aberto, muito utilizada na Internet e especialmente criada para o desenvolvimento de aplicativos Web.

A melhor coisa em usar PHP está no fato de ele ser extremamente simples para um iniciante, mas oferece muitos recursos para o programador profissional.

O que PHP pode fazer ?

Qualquer coisa. O PHP é focado para ser uma linguagem de script do lado do servidor, portanto, você pode fazer qualquer coisa que outro programa CGI pode fazer, como: coletar 4 dados de formulários, gerar páginas com conteúdo dinâmico ou enviar e receber cookies. Mas o PHP pode fazer muito mais.

Sintaxe Básica

Tags especiais indicam ao PHP onde estão os blocos de código. A tag de abertura é formada por um sinal de “menor que” (<), um sinal de interrogação (?) e a sigla php. A tag de fechamento é formada por um ponto interrogação (?) e sinal de “maior que” (>).

Ex:
<?php

?>
Para criar o primeiro exemplo, digite o seguinte código-fonte no seu editor e salve com o nome de teste.php.

<html>
<head>
<title>Teste PHP</title>
</head>
<body>
<?php echo “<p>Alô Mundo</p>”; ?>
</body>
</html>

Como Ver o resultado?

Para ver o resultado é necessário ter um servidor instalado no computador ou um servidor portátil. Para facilitar vamos utilizar o servidor portátil que pode ser colocado em um pendrive, abaixo é descrito como utilizar o servidor portátil.

Baixar o programa “usb-webserver“.

Basta fazer o download do pacote ZIP que contém os arquivos necessários clicando no botão acima deste texto. Em seguida, descompacte-o utilizando o WinRAR ou o WinZip e extraia estes arquivos para o pen drive ou algum lugar do seu disco rígido. Depois, basta executar o arquivo “USB Webserver.exe” para que o aplicativo comece a funcionar.


Em seguida aparece esta tela, na qual selecione o arquivo indicado pela seta:

 

como-executar-usb-webserver

 

Vai abrir esta aba e selecione a opção Php info:

 

Executar o php no usb-webserver

 

 

Vai abrir a pagina no seu navegador preferido, não feche está página, a mesma será utilizada futuramente:

Salve seu arquivos dentro da pasta root: Exemplo: teste.php

 

Pasta root no usb-webserver

 

Para ver o resultado da pagina “teste.php”, a pagina anterior do seu navegador: exemplo a figura abaixo, abriu com a URL, “http://localhost:8080/phpinfo/” substitua pela URL “http://localhost:8080/teste.php” e veja o resultado:

 

Executando primeira pagina de php

 

Gostou do tutorial? deixe seu comentário e sugestões para futuros post.

 

 

Connect And Share